Pular para o conteúdo principal

Postagens

O espírito do capitalismo e a teologia da prosperidade

 Max Weber, sociólogo alemão do final do século XIX, estudou com profundidade as relações entre economia e religião, afirmou que o espírito do capitalismo moderno tem como seu fomentador a reforma protestante do século XVI, já que no entendimento do reformador João Calvino com a sua doutrina da predestinação, qual seja, Deus elegeu antes da fundação do mundo uns para a salvação eterna e outros para a perdição eterna. Inevitavelmente surge a preocupação e consequente pergunta; como saber se sou predestinado para a salvação?  Tem como resposta; o trabalho e o acúmulo de bens derivado dele, ou seja, se você estivesse prosperando seria sinal da benção divina, e, portanto sinal de salvação.  Ora, se a teologia calvinista da predestinação do século XVI contribuí para o nascimento do espírito do capitalismo moderno, também abre as portas para o que viríamos conhecer no final do século XIX como teologia da prosperidade, esta última tirou o resto de dignidade que a igreja tinha.  Portanto, três

"E quem é o meu próximo?...

 Na concepção de um judeu, somente os verdadeiros filhos de Abraão seriam capazes de agir com dignidade, ou seja, outro judeu. No entanto, na parábola do bom samaritano contada por Jesus fica claro que para agir com dignidade é preciso mais do que tradição religiosa, faz-se necessário apenas "ser humano". Por essa razão é que: “existem freiras que cuidam de orfanatos, padres que se entregam para cuidar de leprosos; pastores levando agasalho e comida aos moradores de rua; cientistas ateus ainda lutam para alcançar terapias contra o câncer, vacinas contra o vírus do HIV. Também terapeutas ainda se dedicam aos doentes mentais, ainda existem pais adotando filhos abandonados; mulheres visitando indigentes em hospitais públicos”. Agora, se você precisa da religião para ser bom, alguém já disse; "você não é bom, você é uma cão amestrado".🌹

"Não julgueis, para que não sejais julgados"

As pessoas julgam as outras em primeiro lugar porque acham que nunca cometerão "algo tão grave". Esquecem da assertiva cortante "quem não tem pecado que atire a primeira pedra". Depois, por achar que nunca erram, também não precisam ter piedade com quem tropeça. Entretanto, a vida é uma moeda de duas caras; "um dia da caça, outro dia do caçador". Não negligenciemos as palavras do Mestre: "são os misericordiosos que alcançaram misericórdia". Sem falar que tais pessoas se consideram superiores aos demais, se acham de outra qualidade. A estes eu lembrarei as palavras de Tiago; "Deus resiste aos soberbos; dá, porém graças aos humildes/humilhados".  Finalizo dizendo que aquele que julga, na verdade fala de si próprio, porque o que condeno no outro é o que invariavelmente acho amiúde nos esconderijos do meu ser. Portanto, se ninguém pediu sua opinião, fique quieto e deixe que cada um cuide da sua própria vida.🌹

Um pouquinho de história da igreja

 Maria é único santo da igreja católica a ter o privilégio de receber quatro dogmas. Ela é virgem (permanente virgem mesmo depois de dar a luz). Imaculada ( imaculada conceição, ou seja, nasceu também de forma miraculosa sem a contaminação do pecado original). Também foi assunta aos céus (dogma da assunção). E por último ela é a mãe Deus ( dogma do Theotocos).  Foi só a partir do século V que Maria recebeu o título do Theotocos. Estava posto, portanto, a abertura do caminho para que Maria começasse a ganhar autonomia, qual seja, ela passa a receber valor sem estar necessariamente ligada a Jesus, e diga-se de passagem, em alguns casos ela é considerada superior ao próprio Cristo. Entretanto, segundo demostra a história isso nem sempre foi assim. A pergunta que sempre fica é a seguinte; o quanto cada personagem do novo testamento recebeu de camadas e camadas de história para se tornarem o que conhecemos hoje? 🌹

Um recorte e uma prece

 "A bíblia contém seis advertências aos homossexuais e 362 advertências aos heterossexuais. Isso não significa que Deus não ame o heterossexuais. Eles só precisam ser observados com mais atenção" (Lynn Lavner - comediante).  Clamo por um mundo menos desigual e que haja respeito pelo diferente. Amém 🌹

Um Deus com a cara do diabo

 Eliseu o profeta, amaldiçoou (em nome do Senhor) alguns meninos porque zombavam da sua careca, duas ursas saíram da floresta e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos (2Reis 2.23-25).  A igreja "evangélica" vem constantemente fazendo uma péssima hermenêutica dos textos do Antigo Testamento para validar sua teologia bélica de violência.  Numa ocasião os discípulos/apóstolos João e Tiago devido a um contratempo com os Samaritanos disseram a Jesus; "queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?". No que Jesus lhes oferece como resposta: "vocês não sabem de que espírito sóis, pois o filho do homen não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los (Lucas 9.54-55).  Noutra situação, Jesus ensina que devemos "amar os nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem" e ainda acrescenta; "para que vocês venham a ser filhos do vosso Pai que está nos céus" , ou em outras palavra, como quem quer dizer: como vocês podem se d

Aonde encontrar Deus?

 Uma pergunta no mínimo pertinente, já que, estamos experimentando o século do reflorescimento dos cristianismos, sejam; católico carismático ou protestante neopentecostal ou ainda de qualquer fenômeno religioso desse matiz.  Pela época do nascimento de Jesus, os três reis-magos/pastores do Oriente vieram procurá-lo no lugar óbvio, porque onde se nasce um rei senão no palácio real. Entrementes, segundo a história contada por Mateus-Levi, o evangelista-apóstolo, foram encontrá-lo numa estrebaria deitado em uma manjedoura.  Com Jesus já adulto, raramente você o encontraria no templo, mas, facilmente esbarraria com ele numa esquina em houvesse um mendigo pedinte, fétido e faminto. Quando olho para os templos modernos, caros, bem decorados, aconchegantes e apinhado de gente ávida por benesses, fico a me perguntar se encontremos Jesus por lá?🌹

Mutilados pelo reino

 Houve um tempo, mais precisamente na época chamada de Iluminismo em que a igreja católica recomendou que as meninas passassem por uma cirurgia mutilatória do clitóris, a critodectomia para impedi-las do prazer tendo em vista o reino de Deus. O século XVIII que ficou conhecido como o século contra o "onanismo" (segundo a igreja católica um dos termos para masturbação) só provou mais uma vez o quanto a igreja é incompetente na elaboração de uma teologia da moral, portanto, a teologia moral da igreja é teologia alguma, já que, a força motriz de tal teologia é controlar as pessoas no que diz respeito a sua sexualidade. A sexualidade particular de cada um deve dizer respeito a si mesmo e a sua consciência, não devendo, portanto, ser determinada por nenhuma espécie de líder religioso. Aliás, que cada líder religioso cuide da sua própria sexualidade.