Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março 10, 2022

Com o coração rasgado de dor

 Com o coração  rasgado pela dor já  há muito tempo, sem expectativas, sem esperanças, sem condições de crer. Um pai desesperado ouve a afirmação de que "tudo é possível ao que crê". Sem condições para tal só lhe sobra a bondade da graça absurda. Proferida então as palavras em meio a lágrimas; "ajuda me na minha incredulidade para que eu creia". Na impossibilidade do crer; quer crer contra a dor, contra a desesperança adiada. Nessa hora a graça absurda esmaga então as trevas que oprime seu filho.

Nas garras da graça

 Não raras vezes somos agarrados por forças maiores-inexplicáveis-favoráveis que nos tiram das ruínas, dos becos sem saídas que nos metemos. Somos puxados à força pela graça absurda-amorosa de um Pai cuidadoso. Ló quem o diga; "tendo ele hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles" Gn 19,16 ( destruição de Sodoma e Gomorra).

Eu quero ver

 Foi fazendo só o que poderia fazer um cego sentado a beira do caminho, mendigo, excluído pela sociedade pedindo esmolas que lhe ocorre fazer um outro pedido. Que eu veja, disse ele a Jesus. No que ganha como resposta; vê. A pergunta que fica e incisiva. Eu enxergo o que deveria ver? Você enxerga? 

Abra meus olhos para que eu veja

 A fonte de águas sempre esteve lá. Era Hagar cegada pelo cansaço-sofrimento-angustia quem não a via. O texto diz: "Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino"( Gn 21.19). É impressionante como as frustrações-angustias-decepções da vida podem nos tornar insensíveis e até cegos. Tenhamos fé, pois, a Fonte d'água sempre estará alí, basta olhar e ver.

Nova manhã, nova misericórdia

 Um dia novinho em folha é o que recebo todas as manhãs ao me levantar, ganho de presente uma nova chance depois das incontáveis idiotices cometidas. Então percebo que começa a fazer todo o sentido do mundo as palavras do profeta da antiguidade; "as suas misericórdias não têm fim, novas são cada manhã". Assim sigo de fé em fé, de misericórdia em misericórdia, e, de graça em graça.

Sem verde, sem vida

 É muito pertinente o fato de que na ordem da criação o Pai tenha feito a natureza antes do homem. Por motivo muito óbvio, o ser humano não vive sem ela. Contudo, somos seres de uma burrice absurda, já que, estamos a passos largos destruindo o que nos preserva a vida. Equação simples, destruir a natureza equivale a extinção da humanidade.

O próximo

 Um perito na lei da religião pergunta para Jesus: "quem é o meu próximo?" (Para que eu possa ajuda-lo?). Jesus diz um não amado, não querido, marginalizado, esquecido e semi morto jogado pelo caminho recebeu ajuda de quem não se esperava. A conclusão proposta pelo carpinteiro de Nazaré foi; "vai e age de igual modo".

parce que je t'aime (francês)

 Com algumas variações, mas, comumente os  relacionamentos começam com um surto de paixão, que diga-se de passagem, passa. E, é, só depois de um tempo que passamos a conhecer a pessoa que está ao nosso lado, daí existe a possibilidade do amor verdadeiro, duradouro e pleno de significado. Ouso dizer; vale a pena.

"Eu posso..."

 Os leprosos nos tempos da antiguidade eram excluídos não apenas do templo religioso, mas como também de todas as atividades na sociedade. Tinham mesmo que ficar isolados, excluídos-marginalizados-abandonados a própria sorte. Um desses pobres e infelizes perguntou para Jesus: "se quiseres podes me purificar?". Recebeu como resposta; "posso". Posso te limpar, posso te devolver a dignidade, posso te reintegrar a sociedade. Posso, foi a resposta...

Servo

 Caminhantes que somos por aqui nessa existência - experiência, somos premiados por uma diversidade de sentimentos e o melhor e maior sentimento da vida é o de poder servir alguém. Não existe vida plena sem compaixão com dor do próximo, não existe humanidade sem que se estenda a mão ao necessitado. Não amar o outro significa não amar a si próprio.

"O que é a vida?"

 "O que é a vida?" Era a pergunta comumente usada por Antônio Abujamra para finalização do seu programa e para intimidação e provocação dos seus entrevistados. Que não raras vezes saiam atordoados por não oferecer uma resposta satisfatória e muitas vezes simplistas ou mera repetição de algum jargão desgastado. "O que é a vida?" Temo que muitos após viverem tanto também não saibam responder. O que é a vida João Luz? Pergunta o fantasma de Abujamra em minha alma. Poderia oferecer diversas respostas acadêmicas do ponto de vista da Filosofia, da teologia, da antropologia, citar vários teóricos e etcetera. Seria em vão. Pois, ele insisti; João Luz, o que é a vida? Responderia calma e lentamente que a vida é o tanto de significado que você dá a ela ou não. Que é um abrir dos olhos para as coisas que não se enxergam com os olhos, e uma vez visto tais coisas acolhe-las serenamente. E como sabemos, ele continuaria insistindo; "o que é vida?". O que você responderia

Vamos viver...

 "vamos viver tudo o quê há pra viver", canta o refrão já muito popular. Imediatamente temos a ideia do "carpe diem" de Horácio. Entretanto, o "tudo" significa tudo mesmo, tudo de bom, tudo de ruim , tudo de chato, tudo de irritante, tudo de prazer e tudo de felicidade, irremediavelmente tudo. Cabe aqui portanto, as palavras do grande poeta; "para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes..." O evangelho não nos torna mais felizes, entretanto nos aterriza no chão da realidade trazendo no seu bojo a verdade de que  haverão dias bons e dias ruins. E, em que todos eles viveremos . Então a cada um de nós cabe saber o como?

Dor sem título

 Alguns tem a alegria de registrar o nascimento, outros a angústia de registrar o óbito. A dor dilacerante que rasga meu peito e deixa minha alma estrupada. O João Bryan Luz Mendes, veio e ficou tão pouco. Sobrou saudades. Agora está no Pai pra onde irei um dia correr segurando na sua pequenina mão.