Pular para o conteúdo principal

O espírito do capitalismo e a teologia da prosperidade

 Max Weber, sociólogo alemão do final do século XIX, estudou com profundidade as relações entre economia e religião, afirmou que o espírito do capitalismo moderno tem como seu fomentador a reforma protestante do século XVI, já que no entendimento do reformador João Calvino com a sua doutrina da predestinação, qual seja, Deus elegeu antes da fundação do mundo uns para a salvação eterna e outros para a perdição eterna. Inevitavelmente surge a preocupação e consequente pergunta; como saber se sou predestinado para a salvação? 

Tem como resposta; o trabalho e o acúmulo de bens derivado dele, ou seja, se você estivesse prosperando seria sinal da benção divina, e, portanto sinal de salvação. 

Ora, se a teologia calvinista da predestinação do século XVI contribuí para o nascimento do espírito do capitalismo moderno, também abre as portas para o que viríamos conhecer no final do século XIX como teologia da prosperidade, esta última tirou o resto de dignidade que a igreja tinha.

 Portanto, três abismos sem fundo e que nunca se saciam; a doutrina da predestinação, o  capitalismo moderno, e a teologia da prosperidade, muito embora as vezes eu ache que é tudo um buraco só 🌹

Comentários