Pular para o conteúdo principal

Shemá Yisrael ("ouve ó Israel')

 Não foram raras as vezes em que Jesus foi sabatinado por homens experimentados na lei do antigo testamento, os doutores da lei, peritos nos escritos de Moisés.

 Um destes mestres, dos fariseu, faz a seguinte pergunta; " Qual é o maior mandamento da lei?". Recebeu como resposta pungente de Jesus: "ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mateus 22.35-37). 

Ao afirmar que o  amor deve ser "de todo coração e de toda a alma", está simplesmente querendo dizer que devemos amá-lo com tudo que existe em nós. 

Agora, quando diz "de todo seu entendimento" a coisa fica interessante, já que nem todos têm o mesmo entendimento, muitos jamais sequer terão capacidade para entender muita coisa. Fica pressuposto, portanto, que o amor que Ele aceita é o amor segundo o entendimento de cada um. Então pare de perturbar a religião alheia e ame a Deus com o seu entendimento, mas deixe que os outros o amem segundo seu próprio entendimento. Pois, cada um caminha com a luz tem🌹

Comentários