Pular para o conteúdo principal

Felicidade?


João Ferreira Leite Luz
(Cogitações apenas)

O que é felicidade? Perguntou o pensador Friedrich Nietzsche, ele mesmo responde: “Felicidade é o sentimento de que o poder aumenta, e, que a resistência será vencida”. Arthur Schopenhauer, o famoso filósofo alemão disse que: “O homem nunca está feliz, mas passa a vida toda se empenhando por alcançar algo que ele acha que lhe trará a felicidade”. O psicanalista Sigmund Freud observou que: “È muito menos difícil experimentar a infelicidade do que a felicidade”. C.SLewis, o grande pensador britânico do século 20 disse que “Deus não pode nos dar felicidade à parte de si mesmo, porque ela não existe fora dele”. O pastor batista Ed René Kivitz diz que: “A felicidade não é um lugar aonde se chega, mas sim um jeito como se vai”. Ricardo Gondim argumenta que “A felicidade é subproduto da busca de Deus, e que a felicidade está relacionada com os valores do caráter”.   
Nenhum aspecto da vida é mais desejável do que a felicidade, todos queremos ser felizes. Buscamos a felicidade em todos os meios possíveis: no consumo, na estética; no trabalho, nos casamentos; nos projetos e até no suicídio já dizia Pascal .
A busca pela felicidade é algo inerente, ligado, grudado à alma do ser humano, faz parte da constituição do nosso ser. Afinal de contas ninguém quer ser infeliz.

Comentários

Silvana disse…
Cai sem querer aqui, e hoje no terceiro dia de leitura posso afirmar, que surpresa boa. Tudo que li até aqui foi encantador, cada palavra e reflexão, consegui sentir vários sentimentos, Obrigada.
João Luz disse…
Silvana, agardeço imensamente sua visita aqui e suas palavras.