Pular para o conteúdo principal

Repensando conceitos - um lugar de inquietações e reflexões


Repensando conceitos
Um lugar de inquietações e reflexões.

“A água corre tranquila quando o rio é fundo”.
William Shakespeare

Reflexões do latim – reflexione – ‘ação de voltar para trás’. Reflexão, portanto pode ser arte de repensar conceitos. Gosto do pensamento de Walter Lippmann: “Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando”, e também de Alexander Graham Bell:
“Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até os outros foram”. Daí eu acreditar que não somos vacas de presépio, ou que temos que pensar como pensam a maioria. Chega de frases de efeito, jargões, frases prontas e fórmulas enlatadas.
Não me julgo dono da verdade, guardião da sã doutrina ou coisa parecida. Contudo, não posso ficar quieto diante de pensamentos, conceitos ou doutrinas que escravizam o ser humano, aliás, sou contra tudo que rouba a vida das pessoas.
Nesse meu espaço - repensandoconceitos- tenho escrito diversas coisas, sei, contudo que posso escrever besteiras e venha me arrepender mais tarde. No entanto, acredito que é só assim que se aprende, ou como disse o grande poeta da língua portuguesa: “Não se aprende, Senhor, na fantasia, sonhando, imaginando ou estudando, senão vendo tratando e pelejando” (Luís de Camões). Por isso não posso ficar de braços cruzados vendo a banda passar.
O grande mal da atualidade é que pelo fato de nossos pensamentos estarem engessados, presos a estruturas rígidas, temos como consequência que “as pessoas não debatem conteúdos, apenas rótulos” (Mário de Andrade).
Estamos oferecendo respostas irresponsáveis e de uma lógica simplista, sem mencionar aqueles que acham que têm respostas para tudo, a esses eu recomendaria o conselho de Luís Fernando Veríssimo: “Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem à vida e muda todas as perguntas”.
Enquanto nós os cristãos oferecemos respostas fáceis e soluções mágicas para os dilemas da vida, o maior bem de Deus perece – a humanidade, seus filhos queridos.
Não pretendo ter as respostas mais corretas, nem ao menos quero competir com os demais, só quero expressar o que penso.

Que Deus nos ajude!
“Cogito ergo sum – Penso logo existo” (Descartes)
João Ferreira Leite Luz

Comentários

Doroni disse…
João,
você esta certíssimo amigo
Nosso pensamento esta tão engessado que nós nos aborrecemos com os efeitos das coisas mas não nos importamos em rever conceitos, ou seja a causa das coisas.


João,eu te ofereço o SELO BLOG DE OURO. Passe em meu Blog e copie-o
e depois ofereça-o a 5 amigos Blogueiros de sua preferência
bjs
João Luz disse…
Amiga, Doroni.

Fico grato por tanta gentileza.

Abraço forte,

João
Otelice disse…
Deveria ter-lhe dito já lá, no início. Mas, ainda é tempo de dizer do meu encanto e alegria aqui, neste teu espaço.
Parabéns, é belíssimo. Não apenas esteticamente, mas pela paz imensa que o mesmo insere em mim.
Abraços.