Pular para o conteúdo principal

Um convite à reflexão

(Categoria - Reflexão)

Acredito que toda mudança começa com um olhar introspectivo, é esse olhar para dentro de si mesmo que revela quem sou, e é só sabendo quem eu sou de fato interiormente, que me habilita a começar viver uma vida verdadeira e plena de significado.
Vivemos um período de pouca introspecção, as pessoas estão desaprendendo a arte de pensar. Aliás, o momento que estamos vivendo é de extroversão, de expansão.
Uma de minhas maiores tristezas em relação ao cristianismo moderno é exatamente o fato de os cristãos não saberem mais pensar. Dói em mim, ouvir a prédica pobre dos pastores e pregadores contemporâneos, pois fica evidente que não houve preparo, nem meditação, não se gastou tempo com os livros na difícil tarefa de pensar e repensar os fatos.
De fato a igreja da pós – modernidade é uma igreja extrovertida, pra frente, barulhenta, de muitas festas e avivamentos, mas de pouca reflexão. Não gostamos de pensar, gostamos de respostas prontas, talvez isso explique um pouco esse cristianismo de fórmulas prontas, de métodos enlatados. Isso explica também nosso pouco interesse pelo todo da bíblia, gostamos de lê-la em parte, principalmente aquelas que não exijam muitos esforços para entendê-la.
Acredito que essa seja também a razão pela qual se torna cada vez mais raro ouvir um bom sermão expositivo. Pois um grande sermão expositivo custa muito caro ao pregador. Requer tempo, dedicação, preparo, muita reflexão e disciplina, e nem todos estão dispostos a pagar esse preço.
Gostamos das igrejas que nos ofereçam um ambiente descontraído, leve. Onde não exista dor e nem sofrimento, para ser sincero preferimos lugares onde nos tornamos imunes a esses sentimentos.
Deveríamos nesse momento de grande euforia e pouca reflexão passar a palavra a um grande sábio da antiguidade:

“É melhor ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração”.
“Melhor é tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração”.
“O coração do sábio está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria”.
Eclesiastes 7.2-4

A partir dessa observação de Salomão o sábio, poderemos pinçar alguns princípios que nos ajudarão a resgatarmos a arte do pensar, de refletir a respeito da vida. Sei, contudo, que existem momentos de festa e celebração, mas acredito que o momento histórico que atravessamos necessita de reflexão, e, reflexão implica introversão, quietude. Que Deus nos ajude nessa árdua tarefa de repensar os fatos.

Litigare com ventis - brigar com vento
João Ferreira Leite Luz

Comentários